Um clube de vantagens pode ser uma estratégia de relacionamento com o cliente. Afinal, toda empresa precisa de ferramentas assertivas para atrair mais pessoas. No entanto, elas não podem esquecer daqueles que já fizeram algum negócio. Os clientes antigos precisam ser mantidos por perto e isso só é possível por meio de estratégia de relacionamento.
Por isso, é fundamental entender qual a função do marketing de relacionamento e como um clube de vantagens pode ser o que falta para sua empresa criar um relacionamento mais próximo e duradouro com seus clientes.
Leia este artigo para saber como essa estratégia pode fazer sua empresa permanecer no dia a dia dos seus clientes, construindo uma relação sólida e aumentando sua taxa de fidelidade.
Confira!
Entenda a função do marketing de relacionamento
O Marketing de Relacionamento é uma estratégia para gerar clientes fiéis e cultivar uma proximidade entre a empresa e seu público.
Para reforçar essa relação de proximidade, a empresa precisa rever todas suas ações e direcioná-las de uma maneira que, além de conquistar clientes, os encante. Assim, eles se tornam mais que fidelizados, mas verdadeiros fãs da marca.
Deste modo, mais do que aumentar a receita, o Marketing de Relacionamento transforma clientes em defensores da empresa, propagando seus produtos e serviços para outras pessoas.
Além do cliente se sentir especial, as empresas também ganham benefícios com esta estratégia, uma vez que elas recebem mais feedbacks e aprendem com sua audiência a melhorar suas soluções.
3 vantagens do marketing de relacionamento
Vale destacar que o principal objetivo dessa estratégia de relacionamento não é vender, embora, essa seja uma consequência. Além de fidelizar mais clientes e diminuir os custos em uma empresa, o Marketing de Relacionamento apresenta muitas vantagens.
Conheça as principais a seguir.
1. Aumento do LTV
LTV significa Lifetime Value e se refere a uma métrica importante para entender a importância de manter o cliente pelo maior tempo possível. Isso porque, somente assim, a empresa poderá recuperar o valor investido em sua aquisição, ou seja, o CAC (Custo de Aquisição do Cliente).
Portanto, a estratégia de relacionamento ajuda a ampliar a vida útil do cliente. Ou seja, você conquista clientes fiéis que farão novas compras e, consequentemente, aumentará o valor do LTV.
Sem contar que clientes satisfeitos e encantados com seus serviços aumentam o alcance e o impacto da marca no mercado. Além disso, a recomendação de amigos ou conhecidos é, atualmente, a maior fonte de informação de credibilidade. Isso é essencial para atrair novos prospects.
2. Redução de gastos em marketing
Com mais clientes fidelizados, eles farão seu marketing “boca a boca”, atraindo novos consumidores para sua marca. Em suma, se trata de um impulsionamento orgânico nas vendas.
Assim, a empresa poderá gastar menos com marketing e anúncios na aquisição de novos clientes. Empresas como a Netflix, por exemplo, que focam neste tipo de estratégia, não investem tanto em anúncios e podem aplicar o capital em outras frentes.
3. Maior posicionamento e credibilidade
Por meio de um atendimento personalizado, a relação com os clientes cresce, aumentando um item essencial para se tornar referência no mercado: a satisfação do cliente.
Neste cenário, clientes satisfeitos ajudam a construir o posicionamento e a credibilidade da empresa diante da concorrência. Afinal, as pessoas preferem comprar de marcas bem cotadas pelo público, ou seja, empresas que além de bons produtos oferecem uma ótima experiência.
Isso quer dizer que com o marketing de relacionamento a empresa pode capturar mais leads, converter mais e aumentar a sua taxa de fidelidade.
Motivos para usar um clube de vantagens na sua estratégia de relacionamento
Em primeiro lugar, entenda que um clube de vantagens atua como um programa de incentivo, em que empresas investem para atrair e fidelizar clientes. Ou seja, o aumento da taxa de fidelidade funciona por conta da relação mais próxima entre clientes e empresas que um clube de vantagens constrói.
Nesse sentido, um dos maiores benefícios de investir em um clube de vantagens é que, através dele, a empresa passa a conhecer mais a sua base de clientes. Com os dados dos consumidores, a corporação compreende melhor os hábitos e as preferências de seu comprador, melhorando as formas de se relacionar com ele.
Essa informação é muito importante. Afinal, por meio dela é que você pode segmentar melhor suas campanhas e ações de marketing, aumentando os resultados. Sem contar a possibilidade de mensurar todos esses dados. Além disso, com um clube de vantagens você:
- terá acesso a feedbacks mais rápidos e assertivos, permitindo melhorar seus serviços, produtos, processos e ações;
- conta com maior previsibilidade de receita por conta do estímulo constante aos clientes a consumirem seus produtos ou serviços;
- aumenta a taxa de fidelização do público, já que os consumidores gostam de ter acesso a privilégios diferenciados.
Como fidelizar mais clientes com um clube de vantagens?
Como qualquer estratégia de relacionamento, o Clube de Vantagens precisa de planejamento. Afinal, não basta oferecer benefícios em uma página estática em seu site acreditando que isso aumentará a taxa de fidelização da sua empresa.
Em outras palavras, para que seu clube funcione, é necessário traçar uma estratégia de crescimento, inovar e engajar seus consumidores. Isso é marketing de relacionamento.
Portanto, ao investir em um clube de vantagens, você precisa entender ser necessário muito mais que oferecer descontos em um programa de benefícios. A experiência dos usuários, o suporte, o planejamento e a rede de parceria são fatores de destaque para seu clube se tornar um sucesso.
Mas, como fazer isso, afinal?
Confira 3 dicas práticas para impulsionar essa estratégia de relacionamento com o cliente por meio de um clube de vantagens:
1. Personalização
O primeiro passo para criar identificação com seu público se trata da personalização do seu clube de vantagens. Ele precisa ter a cara da sua marca. Ou seja, o logo, as cores, os banners e outras estratégias de divulgação, assim como parceiros locais, precisam fazer parte deste processo.
Desta maneira, você estará criando um laço entre sua empresa e os usuários, se relacionando com seu cliente, seu assinante e seu colaborador através dos benefícios disponibilizados em seu próprio clube.
2. Foque na experiência do usuário
Primeiramente, lembre-se que o consumidor atualmente é muito bem informado, já que possui milhões de conteúdos disponíveis ao alcance de poucos cliques.
Isso quer dizer que ele sabe o que supre ou não suas necessidades. Por isso, a experiência de usuário que sua empresa proporciona precisa ser a mais positiva possível, com recursos que facilitem a vida do consumidor, e não o contrário.
Nesse sentido, em vez de requerer que seus clientes acumulem pontos para trocá-los, você pode determinar um valor estabelecido em compras e transformá-lo em um voucher de desconto, por exemplo. É algo mais fácil de ser entendido do que o esquema de pontos, já que o cliente precisaria saber quantos pontos cada produto gera para si.
3. Busque engajamento
Esqueça a imagem de um clube de vantagens relacionada a uma plataforma de desconto. Hoje, você precisa oferecer muito mais que isso, possibilitando benefícios reais.
Então, diversifique seus benefícios. Games, sorteios, gratuidade e brindes fazem a diferença no relacionamento com o cliente, gerando mais retenção e fidelidade.
Se você quer recompensar e fidelizar seus clientes com esta estratégia inteligente de relacionamento, entre em contato com a Proxy Media e personalize seu clube de benefícios. Somos especialistas em serviços inteligentes de alta performance e estamos prontos para te ajudar com isso.