Bons parceiros de negócios são capazes de acelerar os resultados de e-commerce, tanto em relação ao faturamento como em questão de posicionamento no mercado. Quem trabalha no ambiente virtual sabe que sem boas estratégias um e-commerce não vende, nem se destaca.
Por conta disso, muitos empreendedores resolvem estreitar relações, tornando-se aliados para fortalecer a divulgação e aumentar as chances de seus comércios crescerem na internet.
Pensando nisso, preparamos este artigo para você entender como uma rede de parcerias pode facilitar o sucesso do seu e-commerce. Ao final do conteúdo, você saberá que caminho seguir para fechar parcerias benéficas e eficazes.
Entenda como funciona uma rede de parcerias
Uma rede de parcerias é uma estratégia de marketing na qual duas ou mais empresas trabalham juntas promovendo algum tipo de conteúdo ou produto e, assim, atingindo um maior público em comum.
Muitos e-commerces usam este tipo de estratégia, aproveitando o mesmo público para oferecer produtos diferentes. Visto que não concorrem entre si, essas marcas decidem colaborar em busca de melhores resultados de seus e-commerces.
Por exemplo, imagine um negócio que comercializa suplementos. Fazer uma parceria com uma loja virtual que vende roupas de academia é uma ótima maneira de atingir novos consumidores. A vantagem está em divulgar produtos para um público que possui grandes chances de comprá-los.
Este foi apenas um exemplo das várias oportunidades de negócio que uma rede de parcerias pode proporcionar. Confira outros benefícios no tópico a seguir.
Veja 4 benefícios de uma rede de parcerias
A rede de parcerias é uma excelente maneira de aumentar os resultados de e-commerce economizando tempo e dinheiro, já que aliar forças encurta e facilita o caminho para o sucesso.
Veja algumas vantagens que o uso desta estratégia pode trazer por quem opta por ela:
1.Aumento do faturamento
O aumento do faturamento é um dos objetivos mais buscados pelos empreendedores e, ao realizar uma parceria, existem fatores que facilitam este resultado. Isso porque, ao se unirem, cada empresa estará aumentando o público da outra, com sua audiência já definida.
Afinal, a escolha da empresa parceira é feita quando existe um motivo, ou seja, quando ela possui algo interessante para gerar. Portanto, sem esta parceria, o aumento do faturamento levaria mais tempo e muito mais recursos.
2.Ganho de autoridade
Uma parceria com uma marca já conhecida e renomada no mercado proporciona validação ao seu produto ou serviço, conquistando a confiança de mais clientes, que passam a comprar de você.
Desta forma, e-commerces ainda iniciantes tornam sua marca conhecida e aumentam a credibilidade com seu público-alvo.
3.Reconhecimento no mercado
Os e-commerces que estabelecem parcerias conquistam um melhor posicionamento no mercado, visto que para a estratégia acontecer é preciso que o empreendimento possua uma boa proposta para somar com as demais empresas.
Além disso, a parceria pode permitir a divulgação do seu negócio para um público diferente do qual você se comunica, ampliando as oportunidades de crescimento do seu e-commerce.
No entanto, assim como a empresa parceira precisa inserir sua marca para uma nova audiência, você precisa retribuir introduzindo-a para seu público.
4.Geração de negócios
Sem dúvidas, você já escutou que formar parcerias é o segredo para vender online. Muitas vezes, tudo que uma marca precisa é de uma oportunidade para se relacionar com outra.
Por isso, nem sempre a concorrência é negativa e a rede de parcerias pode mudar essa mentalidade. Empresas do mesmo ramo, mas que não são concorrentes diretas podem ser ótimas parceiras por possuírem um público bastante semelhante.
Com isso, as chances de aumentar os leads e até mesmo conquistar nichos para ambas as lojas são maiores.
Como fazer uma rede de parcerias?
Agora que você percebeu que uma rede de parcerias pode ser muito interessante para aumentar os resultados de e-commerce, já deve estar pensando em como colocar essa estratégia em prática.
Pensando em te ajudar neste desafio, vamos resumir esta estratégia nos 4 passos a seguir:
1º Passo: Avalie seu e-commerce
Toda parceria é uma troca. Portanto, busque seus pontos fortes e fracos para encontrar os benefícios que sua loja virtual pode oferecer e receber nesta estratégia.
2º Passo: Pesquise e escolha seu parceiro de negócios
Este passo é o mais desafiador, já que exige muita pesquisa antes de escolher um bom parceiro. Então, para que a estratégia funcione, se atente a alguns fatores determinantes do possível parceiro:
- A persona do e-commerce;
- A expertise do negócio;
- O alinhamento entre a missão e a visão das duas empresas;
- A reputação e o reconhecimento da marca;
- Engajamento dos clientes.
Reforçamos também o pré-requisito de que o parceiro possua um público semelhante ao seu.
3º Passo: Apresente a proposta
Após escolher a empresa parceira, apresente sua proposta. Para isso, tenha em mente a definição de algumas ações, como:
- Objetivos da parceria;
- Tipo de ação que será feita;
- Prazo para desenvolvimento dos projetos;
- Divisão de tarefas, considerando os pontos fortes e fracos de cada um.
Entretanto, a estratégia funciona em conjunto. Ou seja, essas questões são decididas em comum acordo.
4º Passo: Avalie a parceria
Por fim, o último passo é avaliar a estratégia. Para isso, crie formas de mensurar os progressos da parceria, definindo métricas de desempenho. Deste modo, fica mais fácil saber qual ponto deve ser ajustado, caso precise.
Quer aumentar os resultados do seu e-commerce com essa estratégia?
Você percebeu como uma rede de parcerias pode aumentar os resultados de e-commerces. A estratégia é valiosa para todos os tipos de negócios, independentemente do tamanho ou da área de atuação.
No entanto, existem diversos fatores que precisam ser desenvolvidos para que a estratégia entregue os resultados desejados. A boa notícia é que a Proxy Media facilita todo este trabalho.
Conseguir parceiros estratégicos para atuar em prol do crescimento mútuo é um desafio que a Proxy Media realiza pelo seu negócio. A empresa é pioneira e especialista na prospecção e gestão de parcerias estratégicas para e-commerce.
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