Com o aumento da competição no mercado, muitas empresas resolveram investir na fidelização de seus clientes e o clube de vantagens pode ser a estratégia que falta para o seu negócio conquistar um público mais satisfeito e fiel.
Um clube de vantagens, também conhecido como clube de recompensas ou clube de benefícios, refere-se a uma estratégia de fidelização em que as empresas estimulam seus clientes a se inscreverem para receber benefícios exclusivos.
Inclusive, um cliente fiel custa cinco vezes menos que a aquisição de um novo, e ainda cinquenta vezes menos que a recuperação de um cliente perdido, conforme pesquisa realizada pela Universidade Harvard.
Portanto, sua empresa não consegue gerar lucros cada vez maiores a longo prazo sem uma estratégia focada no aumento de sua taxa de fidelização. Então, para saber o que é um clube de vantagens e como ele te ajuda a fidelizar seus clientes, acompanhe este artigo.
O que é e como funciona um clube de vantagens?
Em um clube de vantagens, o consumidor compra ou interage com a marca várias vezes e, em troca, ganha um benefício. Essas recompensas funcionam como um incentivo para que o cliente continue realizando negócios com a empresa.
Este tipo de estratégia já é muito usada em vários empreendimentos e funciona de diferentes formas de acordo com cada tipo de negócio. Por exemplo:
- Programas de pontuação: o cliente acumula pontos em cada compra e pode trocar por benefícios;
- Programas com níveis de recompensa: a cada compra, o cliente passa de nível, como um jogo de videogame, e libera novas vantagens;
- Cobrança para acesso: o consumidor paga uma taxa única para fazer parte de um grupo exclusivo com acesso a vários benefícios;
- Programa de recompensa ecológica e social: em cada valor, o cliente estará doando uma determinada quantia para alguma causa social;
- Programa de parceria com outras empresas: o cliente conta com vantagens em vários estabelecimentos.
Benefícios de um clube de vantagens
A forma de funcionamento de um clube de vantagens depende de algumas variáveis, como o tipo de empreendimento e do público-alvo. E, apesar de parecer, não são só os clientes que ganham benefícios com esta estratégia.
Ampliar a taxa de fidelização de clientes e, como consequência, aumentar o lucro são algumas das maiores vantagens que uma empresa obtém ao lançar um clube. Como se isso não bastasse, ao optar por usar este recurso ela passa a conhecer melhor quem são seus compradores.
Isso porque a empresa dispõe de informações altamente valiosas, auxiliando em campanhas de marketing e melhorando o relacionamento com seus consumidores. Além disso, um clube de vantagens bem estruturado permite:
- O aumento de compras regulares;
- Maior retorno sobre os investimentos de marketing;
- Transforma seus clientes em divulgadores de sua marca;
- Melhora o ticket-médio do cliente;
- Encurta o ciclo de vendas;
- Fornece informações e dados valiosos;
- Amplia o volume total de vendas.
Conheça cases de sucesso
Grandes líderes no mercado já sabem do valor dessa interação ativa com seus consumidores. Por isso, usam este tipo de estratégia para analisar o comportamento dos clientes e produzir uma experiência de qualidade.
Em âmbito internacional, uma das maiores seguradoras norte-americanas, a Liberty Seguros, possui mais de 100 anos de história e conta com mais de 900 escritórios no mundo todo. Em 2018, aumentou em 44% o número de cadastros do seu clube, o Clube Liberty Momentos, alcançando 14% de taxa de resgate.
Assim como a Liberty Seguros, existem outros cases de sucesso, como:
- Ambev: aumentou em 406% de acesso em 6 anos;
- Tokio Marine Seguradora: crescimento de 20% de novos usuários a cada mês;
- Rede D’Or São Luiz: mais de 30 mil resgates em benefícios em um ano.
Essas empresas, sem dúvidas, aumentaram suas taxas de fidelização. E isso só foi possível porque elas geraram um enorme número de dados, como aquisição preferida, melhores datas para trocas, comportamento de compra, entre outras informações utilizadas para aprimorar o próprio clube e, assim, inovar seus serviços e produtos.
Tenha seu clube de vantagens exclusivo
Agora que você já sabe o que é um clube de vantagens e como ele é importante para aumentar a fidelização de seus clientes, chegou a hora de implementar esta estratégia para o seu negócio.
Porém, é comum ficar em dúvida sobre qual a melhor maneira de funcionamento para sua empresa. Afinal, para que a estratégia funcione é necessário compreender diferentes variáveis e escolher pela forma que mais satisfaça seu público-alvo.
Sendo assim, o ClubeBen da Proxy Media é o que você precisa para lançar seu clube de vantagens personalizado visando as necessidades dos seus clientes. Veja como este recurso funciona:
1. Criação do Clube: seus clientes acessam o site personalizado, desenvolvido pela Proxy, para gestão e divulgação dos benefícios;
2. Divulgação: usando os canais de comunicação como e-mail, fatura, folheto, redes sociais, enfim, realize a divulgação do clube de benefícios para seus clientes;
3. Funcionamento: seus clientes usam os benefícios nas empresas escolhidas.
Implemente o ClubeBen da Proxy Media
A Proxy Media criou o ClubeBen para simplificar o caminho da fidelização de clientes. Isso porque o ClubeBen funciona como um programa de parcerias com outras empresas já consolidadas e reconhecidas no mercado, como a Hotéis.com, Shopclub Electrolux, Sephora, Dafiti e muito mais. Contudo, cada clube criado pela Proxy é customizável de acordo com o empreendimento.
Além de contar com bons parceiros, o ClubeBen ainda viabiliza o acesso a várias promoções realizadas segundo as sazonalidades do ano e a possibilidade de segmentação do seu público.
Outro destaque do ClubeBen é seu CRM completo, em que sua empresa conta com um amplo banco de dados com:
- Informações geográficas: é possível direcionar as ofertas exclusivas por país, estado ou CEP;
- Comportamento: conhecer sobre o perfil de compras, o tipo de telefone que usam e vários insights sobre o comportamento dos usuários;
- Interesses dos seus consumidores: segmentação dos benefícios de acordo com o perfil dos clientes.
Portanto, se você quer montar um clube de vantagens exclusivo com facilidade e eficiência para aumentar a taxa de fidelização de seus clientes, o ClubeBen é a melhor escolha. Não perca mais tempo, entre em contato com a Proxy Media e saiba mais detalhes.