Régua de Relacionamento: ativação e fidelização do cliente

Régua de Relacionamento: ativação e fidelização do cliente

A régua de relacionamento é uma estratégia que fornece ferramentas para sua empresa poder se comunicar e relacionar-se com seu cliente. Afinal, esse relacionamento é fundamental para o crescimento de qualquer negócio. 

E uma das maneiras mais eficazes de se organizar para construir um relacionamento de confiança com seu cliente é, de fato, por meio da régua. 

Diante de um mercado tão competitivo e instável, focar na fidelização de clientes é a estratégia mais adotada pelos empreendedores que buscam o crescimento. E sem uma comunicação clara e de qualidade é impossível alcançar bons resultados. Afinal, como você viu, ofertas e publicidades tradicionais já não são suficientes.

Uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Locomotiva comprova a transformação comportamental dos consumidores brasileiros. 

Segundo o estudo, “103 milhões de brasileiros não se identificam com as propagandas” tanto de produtos como de serviços, em geral. Ou seja, se antes a publicidade e propaganda eram suficientes para realizar boas vendas, hoje isso não basta.

Aí é que entra a Régua de Relacionamento, construindo relações mais sólidas, estratégicas e eficientes, focadas na ativação e fidelização do consumidor. Entenda, neste artigo, como funciona esta poderosa ferramenta que permite acelerar os resultados da sua empresa. 

Confira!

 

O que é a Régua de Relacionamento?

A régua de relacionamentos é uma ferramenta que consiste em etapas predefinidas para criar uma comunicação eficiente com os clientes, desde a ativação deles até a fidelização de fato. Ou seja, vai muito além do conhecido call center.

Isso porque não importa em qual fase do funil de vendas o cliente se encontra, a régua de relacionamento cria e organiza abordagens e interações personalizadas em sequência, conforme cada perfil de cliente.

O objetivo principal de uma régua de relacionamentos é proporcionar o contato contínuo entre a empresa e o seu consumidor, independente do momento que ele se encontra na jornada de compra. Em outras palavras, a régua surgiu para transformar a imagem do “vendedor insistente” e implementar um processo qualificado que entrega ainda mais conversões.

 

Benefícios da Régua de Relacionamento

Um dos maiores benefícios desta ferramenta é construir uma relação mais próxima com o seu cliente. Assim, implantar esta estratégia em qualquer tipo de negócio traz muitas vantagens para a operação como um todo. Veja, abaixo, algumas que separamos:

 

  • Aumenta o engajamento: ser mais presente no dia a dia do consumidor faz com que ele perceba a solidez da sua marca e tome-a como referência;
  • Mais conversões: leads que estão bem nutridos são mais propensos a fechar negócios. Assim, quanto melhor sua abordagem for, mais conversões você terá;
  • Redução do churn: o relacionamento mais próximo evita perder clientes e potencializa a rentabilidade da empresa;
  • Agiliza resolução de problemas: a facilidade em contatar a empresa faz com que o consumidor resolva possíveis problemas rápida e facilmente, evitando agravar a situação;
  • Melhora a satisfação do cliente: os processos adequados criam um envolvimento com a marca que melhora a experiência de compra, auxiliando o cliente a se tornar um defensor da marca.

 

Além disso, a ferramenta é usada para educar o consumidor e obter feedbacks sobre os produtos e a empresa de modo geral. Desta forma, muitas companhias se consolidam no mercado naturalmente, interagindo, engajando e conquistando seus clientes.

 

Entenda o que é a régua de ativação

A empresa qualifica seu lead com uma régua de relacionamento ou com uma régua de ativação. Por que “ativação”? Chamamos assim porque ela permite ativar os leads, levando-os a interagir com a empresa — seja efetuando uma compra, baixando um material gratuito, ativando o período de teste (principalmente em empresas de software) etc. 

 

Veja este exemplo:

Imagine que você fez um cadastro de seus clientes e incluiu suas datas de nascimento. Com esses dados, você agenda um e-mail dez dias antes do aniversário de seus clientes, enviando um cupom de desconto como presente de aniversário.

No dia do aniversário, você enviará outro e-mail com sugestões de produtos para o cliente usar o cupom que ele ganhou. Se ele não usar, dez dias depois, ele recebe um e-mail avisando que o cupom vai expirar.

Este é um exemplo da régua de ativação, na prática, que nada mais é do que uma das funcionalidades da régua de relacionamento. Ou seja, são ações e processos automatizados para criar um bom relacionamento com seus consumidores.

Mas este é só um pequeno exemplo, você também pode automatizar outros envios de e-mails, como:

 

  • Em outras datas comemorativas;
  • Quando o carrinho de compras for abandonado;
  • No processo de ativação de novos clientes;
  • Se fizer muito tempo que o cliente não compra ou interage;
  • Em mensagens de acompanhamento de vendas;
  • Em pesquisas e feedbacks
  • Relacionamentos com atualizações sobre a empresa, e muitas outras situações.

 

Como planejar uma régua de relacionamento?

Como o maior objetivo da régua é tornar a comunicação eficaz entre o consumidor e a empresa, a principal questão é o conhecimento profundo do seu cliente. Afinal, não tem como estabelecer uma boa comunicação com quem você não conhece.

Por isso é tão importante gerar relatórios de performance, já que é a partir deles que a empresa descobre mais sobre seu consumidor e realiza os ajustes necessários. Deste modo, pode-se dizer que há 3 etapas principais para construir uma régua:

 

  1. Reconhecimento;
  2. Preparação;
  3. Modelagem.

 

Em outras palavras, o primeiro passo é refletir sobre o momento da jornada e por meio de qual canal sua empresa irá estabelecer ou fortalecer o relacionamento com seu consumidor. É importante definir um objetivo claro e criar uma estrutura mensurável, pois só assim você saberá se sua estratégia está realmente funcionando.

Isso pode parecer complicado e com uma implementação e manutenção pouco intuitivas e desgastantes. Mas, com a Proxy Media você consegue otimizar todo este processo e, consequentemente, toda a sua comunicação dentro de uma régua de relacionamento. A empresa prepara todas as etapas e ações da régua, desde a definição da régua de ativação até a entrega de relatório de performance.

Portanto, a Proxy Media permite que sua marca esteja presente em todas as etapas da jornada do consumidor, facilitando o seu dia a dia e tornando sua comunicação mais assertiva e eficiente. Entre em contato com a Proxy Media e saiba mais sobre este serviço.

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