A régua de relacionamento é uma estratégia que fornece ferramentas para sua empresa poder se comunicar e relacionar-se com seu cliente. Afinal, esse relacionamento é fundamental para o crescimento de qualquer negócio.
E uma das maneiras mais eficazes de se organizar para construir um relacionamento de confiança com seu cliente é, de fato, por meio da régua.
Diante de um mercado tão competitivo e instável, focar na fidelização de clientes é a estratégia mais adotada pelos empreendedores que buscam o crescimento. E sem uma comunicação clara e de qualidade é impossível alcançar bons resultados. Afinal, como você viu, ofertas e publicidades tradicionais já não são suficientes.
Uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Locomotiva comprova a transformação comportamental dos consumidores brasileiros.
Segundo o estudo, “103 milhões de brasileiros não se identificam com as propagandas” tanto de produtos como de serviços, em geral. Ou seja, se antes a publicidade e propaganda eram suficientes para realizar boas vendas, hoje isso não basta.
Aí é que entra a Régua de Relacionamento, construindo relações mais sólidas, estratégicas e eficientes, focadas na ativação e fidelização do consumidor. Entenda, neste artigo, como funciona esta poderosa ferramenta que permite acelerar os resultados da sua empresa.
Confira!
O que é a Régua de Relacionamento?
A régua de relacionamentos é uma ferramenta que consiste em etapas predefinidas para criar uma comunicação eficiente com os clientes, desde a ativação deles até a fidelização de fato. Ou seja, vai muito além do conhecido call center.
Isso porque não importa em qual fase do funil de vendas o cliente se encontra, a régua de relacionamento cria e organiza abordagens e interações personalizadas em sequência, conforme cada perfil de cliente.
O objetivo principal de uma régua de relacionamentos é proporcionar o contato contínuo entre a empresa e o seu consumidor, independente do momento que ele se encontra na jornada de compra. Em outras palavras, a régua surgiu para transformar a imagem do “vendedor insistente” e implementar um processo qualificado que entrega ainda mais conversões.
Benefícios da Régua de Relacionamento
Um dos maiores benefícios desta ferramenta é construir uma relação mais próxima com o seu cliente. Assim, implantar esta estratégia em qualquer tipo de negócio traz muitas vantagens para a operação como um todo. Veja, abaixo, algumas que separamos:
- Aumenta o engajamento: ser mais presente no dia a dia do consumidor faz com que ele perceba a solidez da sua marca e tome-a como referência;
- Mais conversões: leads que estão bem nutridos são mais propensos a fechar negócios. Assim, quanto melhor sua abordagem for, mais conversões você terá;
- Redução do churn: o relacionamento mais próximo evita perder clientes e potencializa a rentabilidade da empresa;
- Agiliza resolução de problemas: a facilidade em contatar a empresa faz com que o consumidor resolva possíveis problemas rápida e facilmente, evitando agravar a situação;
- Melhora a satisfação do cliente: os processos adequados criam um envolvimento com a marca que melhora a experiência de compra, auxiliando o cliente a se tornar um defensor da marca.
Além disso, a ferramenta é usada para educar o consumidor e obter feedbacks sobre os produtos e a empresa de modo geral. Desta forma, muitas companhias se consolidam no mercado naturalmente, interagindo, engajando e conquistando seus clientes.
Entenda o que é a régua de ativação
A empresa qualifica seu lead com uma régua de relacionamento ou com uma régua de ativação. Por que “ativação”? Chamamos assim porque ela permite ativar os leads, levando-os a interagir com a empresa — seja efetuando uma compra, baixando um material gratuito, ativando o período de teste (principalmente em empresas de software) etc.
Veja este exemplo:
Imagine que você fez um cadastro de seus clientes e incluiu suas datas de nascimento. Com esses dados, você agenda um e-mail dez dias antes do aniversário de seus clientes, enviando um cupom de desconto como presente de aniversário.
No dia do aniversário, você enviará outro e-mail com sugestões de produtos para o cliente usar o cupom que ele ganhou. Se ele não usar, dez dias depois, ele recebe um e-mail avisando que o cupom vai expirar.
Este é um exemplo da régua de ativação, na prática, que nada mais é do que uma das funcionalidades da régua de relacionamento. Ou seja, são ações e processos automatizados para criar um bom relacionamento com seus consumidores.
Mas este é só um pequeno exemplo, você também pode automatizar outros envios de e-mails, como:
- Em outras datas comemorativas;
- Quando o carrinho de compras for abandonado;
- No processo de ativação de novos clientes;
- Se fizer muito tempo que o cliente não compra ou interage;
- Em mensagens de acompanhamento de vendas;
- Em pesquisas e feedbacks
- Relacionamentos com atualizações sobre a empresa, e muitas outras situações.
Como planejar uma régua de relacionamento?
Como o maior objetivo da régua é tornar a comunicação eficaz entre o consumidor e a empresa, a principal questão é o conhecimento profundo do seu cliente. Afinal, não tem como estabelecer uma boa comunicação com quem você não conhece.
Por isso é tão importante gerar relatórios de performance, já que é a partir deles que a empresa descobre mais sobre seu consumidor e realiza os ajustes necessários. Deste modo, pode-se dizer que há 3 etapas principais para construir uma régua:
- Reconhecimento;
- Preparação;
- Modelagem.
Em outras palavras, o primeiro passo é refletir sobre o momento da jornada e por meio de qual canal sua empresa irá estabelecer ou fortalecer o relacionamento com seu consumidor. É importante definir um objetivo claro e criar uma estrutura mensurável, pois só assim você saberá se sua estratégia está realmente funcionando.
Isso pode parecer complicado e com uma implementação e manutenção pouco intuitivas e desgastantes. Mas, com a Proxy Media você consegue otimizar todo este processo e, consequentemente, toda a sua comunicação dentro de uma régua de relacionamento. A empresa prepara todas as etapas e ações da régua, desde a definição da régua de ativação até a entrega de relatório de performance.
Portanto, a Proxy Media permite que sua marca esteja presente em todas as etapas da jornada do consumidor, facilitando o seu dia a dia e tornando sua comunicação mais assertiva e eficiente. Entre em contato com a Proxy Media e saiba mais sobre este serviço.