“Oi, aquele teclado gamer que você queria, agora está com 20% de desconto! Vem ver!”. Sem dúvidas, você já foi surpreendido com uma notificação assim. Seja no canto da tela do computador ou no smartphone. Isso é o que chamamos de Web Push Notifications.
Bastante comuns em aplicativos, no entanto, e-commerces e grandes portais já adotaram o formato. Isso porque essa ferramenta se mostra bastante útil para convencer o usuário a fazer aquilo que você deseja.
Na prática, isso quer dizer que sua marca pode se comunicar instantaneamente, em tempo real e de maneira personalizada, com os visitantes do site da sua empresa. E ainda, sem precisar coletar dados pessoais.
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13 razões para usar Web Push Notifications?
Antes de listarmos as razões, é preciso entender o conceito. Imagine que é sábado à noite. Você está assistindo sua série preferida. De repente, seu celular vibra. É o iFood: “Peça agora sua pizza preferida e ganhe sobremesa!”. Web Push Notifications é isso: mensagens que recebemos diariamente por meio de aplicativos instalados em nossos celulares, computadores e tablets.
Deste modo, a intenção é informá-lo conforme tudo que ocorre, sem que você precise desbloquear seu celular para isso. Assim, os usuários acabam sendo, sutilmente, estimulados ao seu serviço, pois, com esse recurso, você estará se comunicando diretamente com cada um deles.
Portanto, esse formato de comunicação é uma ferramenta poderosa de engajamento — já que com uma mensagem assertiva, sua marca fará com que seu cliente tome uma decisão conforme seus objetivos.
Atualmente, existem várias maneiras de implementar as Web Push Notifications. Por meio delas, muitos usuários podem entrar em contato rapidamente com a empresa. Muitas vezes, sem nem precisar abrir um aplicativo.
Além dessas vantagens, ainda há outras razões para usar este tipo de recurso, confira algumas a seguir.
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Informa os visitantes
É verdade que as Web Push Notifications podem ser de vários tipos e todas elas servem para atrair os visitantes ou trazer antigos clientes novamente para a empresa. Sendo assim, elas podem:
- informar sobre novidades;
- ressaltar abandono de carrinho;
- promover novos produtos ou campanhas de descontos.
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Comunicação com seus usuários quando quiser
Um dos grandes diferenciais dessa ferramenta é que quando o usuário permite o recebimento de web notificações do seu site, você meio que ganha um sinal verde para chamá-lo em alguns momentos. Sem ele precisar entrar no seu site. E isso nenhum outro canal de comunicação faz.
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Chame atenção do “topo do funil”
Os visitantes casuais podem permitir suas mensagens sem precisar informar seus e-mails ou se cadastrar em algum formulário. Assim, com apenas um clique, estes visitantes poderão receber as últimas informações de sua empresa.
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Mais qualidade em suas informações
Este formato de comunicação deve ser mais direto. Desta forma, você garante mais eficiência em sua mensagem. Com notificações mais curtas, suas informações precisam ser mais relevantes, fazendo com que o usuário fique interessado em ler o resto ou fazer a ação que a sua empresa busca.
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Funcionam em qualquer dispositivo
As Web Push Notifications funcionam tanto no computador como nos dispositivos móveis. Isto é, a partir do momento que o usuário permite o recebimento, elas aparecerão similares às notificações de aplicativos.
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Dispensa listas de e-mail
Com este formato, sua empresa não precisa coletar endereços de e-mails dos seus usuários para manter uma comunicação eficiente. Ou seja, é estabelecido um canal de comunicação frequente com visitantes anônimos que não desejam compartilhar suas informações de contato.
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Incentiva ações de conversão
As Web Push Notifications servem para informar promoções e, assim, incentivar seus usuários a tomarem a atitude desejada. Por conta da rapidez em levar mensagens específicas e personalizadas, atraem a atenção dos visitantes e impulsionam mais ações de conversão.
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Mais facilidade para os usuários
Como esse recurso não exige e-mail e nem outros dados pessoais, acaba sendo um processo mais fácil, rápido e simples de ativar notificações. Além disso, o usuário pode desativá-las a qualquer momento. Portanto, o número de inscrições neste formato se apresenta elevado. Com isso, é possível transformar muitos usuários em leads.
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Mensagens menos invasivas
Por conta da permissão concedida, os usuários não se incomodam com este tipo de mensagem. Ao contrário de anúncios em redes sociais que são considerados, por muitos, um método bastante invasivo.
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Estimula o relacionamento com o cliente
Este formato de comunicação funciona diretamente com o cliente. Ou seja, sem intermediários. Deste modo, a ação estimula o relacionamento com o cliente, uma vez que é possível criar mensagens criativas e interessantes para seu tipo de público.
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Aumenta as vendas
As Web Push Notifications estimulam a compra por impulso. Imagine que você está navegando e recebe uma oferta justamente do produto que você estava procurando. Isso acontece porque a empresa sabe que você, como cliente, gosta de certos produtos e, por isso, provavelmente gostará de determinadas ofertas.
E é possível fazer a mesma coisa em seu negócio, aumentando assim as chances de clique na sua oferta e as vendas da empresa.
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Economiza tempo e dinheiro
Não precisa ter um aplicativo móvel nem uma lista com dados pessoais. Assim, mais rápido que criar um e-mail e com baixo orçamento, sua empresa pode implementar um sistema de Web Push Notifications.
Desta forma, sem precisar checar a caixa de entrada do e-mail, por exemplo, a probabilidade de clicar nas notificações é ainda maior.
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Permite personalização
Como esse recurso funciona com base na segmentação de clientes, sua empresa pode ativá-las conforme o comportamento do usuário na internet. Ou seja, é possível enviar uma notificação de carrinho abandonado minutos depois que o cliente sair do seu site sem finalizar a compra, por exemplo.
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