black fralda é uma campanha de ação sazonal que alavanca as vendas

Black Fralda: entenda como as campanhas alavancam as vendas

Campanhas como a Black Fralda, a Black Friday ou a Semana do Consumidor, por exemplo, aumentam a taxa de conversão da maioria dos negócios. E sabe o motivo? Explicamos. Quem busca alavancar as vendas deve começar com o seguinte questionamento: por que as pessoas compram? Uma das respostas mais diretas é que elas compram quando algo as motiva a fazê-lo.

Desta forma, os períodos curtos das datas comemorativas apresentam oportunidades perfeitas para a criação de campanhas. Mas, é totalmente possível criar campanhas de sucesso sem depender do calendário. Neste artigo, você vai entender como aplicar essa estratégia e conhecer alguns exemplos de campanhas de sucesso para se inspirar.

Acompanhe!

 

Conexão com a audiência é elemento chave para uma campanha de vendas

Uma campanha de vendas ou campanha de incentivos, como também é conhecida, é uma estratégia utilizada por empresas que buscam aumentar as vendas dos seus produtos ou serviços durante um curto período.

A maioria das campanhas são executadas em momentos “padrões”, como as datas comemorativas. No entanto, o processo em si, quando bem feito, é muito poderoso e pode ser replicado em outros momentos do ano, mesmo em datas sazonais.

Para tanto, conectar-se à sua audiência é o elemento chave. Foque em criar campanhas estratégicas que envolvam e interajam com seu público sem depender de datas comemorativas. É necessário, então, entender o comportamento do seu consumidor e oferecer conteúdo personalizado. Isso aumenta o engajamento de suas campanhas e, consequentemente, o número de vendas.

 

4 Dicas para uma campanha de sucesso

Embora não exista uma receita pronta para uma campanha de sucesso, há algumas recomendações e estratégias capazes de aumentar seus resultados. Para te ajudar neste desafio, listamos abaixo 4 dicas essenciais na criação de uma campanha de vendas que serve para qualquer segmento.

Vale reforçar a importância de colocar a personalização do conteúdo como pilar para o bom desempenho da campanha. Então, comecemos por este ponto.

 

  • Personalize seu conteúdo

Personalizar seu conteúdo significa adequar sua mensagem conforme os interesses e estágios da jornada de compra em que se encontra cada consumidor. Neste contexto, o time de vendas também precisa realizar uma abordagem personalizada na hora de converter.

Apesar de ser um desafio, com os dados corretos sobre sua persona e os leads qualificados, é possível personalizar todas as interações de sua campanha. E é algo extremamente recomendável, visto que, a personalização fará com que o potencial cliente se sinta especial por meio de sua comunicação.

Então, deixe de lado a abordagem genérica. Analise o comportamento de seus leads, como eles interagem com sua marca e, então, automatize o tipo certo de abordagem para cada grupo de clientes.

 

  • Planejamento

Não adianta, não existe nenhuma ação eficiente sem um planejamento estratégico. Então, antes mesmo de executar sua campanha, é preciso planejá-la.

Por meio de um planejamento, é possível ter orientação do melhor caminho a seguir em sua campanha e saber quais os desafios que estão por vir. Deste modo, é nesta etapa que você precisará definir:

  • O objetivo da campanha;
  • as regras;
  • as metas;
  • o prazo;
  • a forma de divulgação;
  • as ferramentas mais adequadas.

 

  • Divulgação 

A divulgação torna sua campanha de vendas conhecida. Mas isso não quer dizer que quanto mais canais de divulgação você usar, melhores resultados você alcançará.

O que fará diferença em seus resultados nesta etapa é a escolha mais adequada dos canais de divulgação e uma comunicação eficiente, afinal, seus anúncios precisam se conectar com seu público-alvo. Ou seja, sua mensagem precisa chegar de maneira eficiente aos interessados.

Portanto, avaliar suas ações de venda com outras abordagens de marketing na criação de sua campanha pode potencializar seus resultados. Por exemplo: o uso de e-mail marketing para fomentar a geração de leads, realizar parcerias com outras marcas e um design cativante, por exemplo.

 

  • Encerramento e análise

Após encerrar a campanha, chegou o momento de realizar uma análise detalhada de seus resultados. Verifique as ações que deram certo e quais ainda precisam de ajustes para aplicar em suas próximas campanhas.

Não subestime esta última etapa porque ela é bastante importante para garantir processos cada vez mais eficientes e seguros em suas estratégias, otimizando toda sua utilização de recursos.

 

Black Fralda e outros exemplos de campanhas de sucesso

  • Black Fralda

Criada em 2018, a Black Fralda se tornou a maior liquidação de fraldas e produtos infantis do Brasil. Atualmente, ela possui 3 edições por ano e conquista cada vez mais o coração dos consumidores.

O principal objetivo desta campanha é unir as melhores marcas do segmento em um único lugar com descontos exclusivos. Já são mais de 50 empresas participantes, quase 5 milhões de clientes e mais de 50 mil pedidos realizados.

Além de investir em parcerias, esta campanha realiza sorteios, oferece os melhores preços aos consumidores e ainda reverte parte de suas vendas em doação para alguma instituição filantrópica que ajuda crianças.

Neste ano, a 13ª edição acontecerá de 11 a 17 de julho e irá beneficiar a instituição Obras Sociais Irmã Dulce.

 

  • Liquida Gourmet

A Liquida Gourmet visa quem é apaixonado por cozinhas. Assim, a campanha reúne empresas deste segmento para oferecer descontos e ofertas interessantes em quatro categorias:

  • Alimentos;
  • Bebidas;
  • Eletrodomésticos;
  • Eletroportáteis e Utilidades Domésticas


Philips, Arno, Americanas e Carrefour são exemplos de algumas empresas que participam desta campanha, que, como a anterior, também direciona parte de suas vendas em doações. Tanto na edição de 2021 como na deste ano, a organização sem fins lucrativos beneficiada é a Gastromotiva, que promove transformações sociais através da gastronomia.

 

  • Liquida Beauty

Outro exemplo de sucesso é esta campanha que reúne as melhores ofertas em cosméticos, maquiagem e produtos de beleza. A Líquida Beauty já está em sua 6ª edição e é considerada a maior liquidação de beleza do país.

Acontecerá entre 31 de agosto e 6 de setembro. Avon, Dafiti, Droga Raia, O Boticário, Jequiti e L’oreal Brasil foram algumas das empresas que participaram da última edição, que foi um sucesso em vendas.

 

Personalize sua campanha

Cada um dos exemplos acima teve um foco específico. Além disso, o planejamento precisa considerar o cenário atual do negócio para identificar que demandas funcionam em sua operação.

A Proxy Media é a empresa responsável pelas 3 campanhas de sucesso que você conheceu neste artigo. 

Precisa de ajuda para criar a campanha personalizada da sua empresa? Então, fale com a Proxy Media e conheça nossas estratégias customizadas para deixar sua campanha com a cara da sua marca!

Até breve!

Compartilhe esta notícia

Leia também