As campanhas de email marketing podem gerar tráfego qualificado. Quer saber como? Antes, é preciso contextualizar.
Sabia que somente 1% das pessoas que entram em um e-commerce realizam uma compra? Isso representa uma taxa de conversão de 1%, uma vez que nos demais casos o usuário não está pronto para comprar. Dito isso, como as campanhas de email marketing podem ajudar?
Simples. Elas aumentam o tráfego qualificado, isto é, trazem pessoas que estão realmente interessadas na sua empresa e prontas para comprar. O resultado disso é a melhora da taxa de conversão com a geração de tráfego qualificado.
Tráfego qualificado se refere aos visitantes reais que estão, de fato, interessados no conteúdo, produto ou serviço de uma empresa. Isto é, trata-se de pessoas que se encontram alinhadas com a proposta de um negócio e que trarão o retorno sobre o investimento feito para atraí-las.
Em geral, muitas empresas se preocupam com a quantidade de tráfego que geram. O que poucos sabem, porém, é que a qualidade dele é o que realmente importa. Afinal, um portal com 1000 acessos diários e 3 vendas por dia representa uma taxa de conversão de 30%.
No entanto, um site com 500 acessos diários, mas com 10 vendas, representa uma taxa de conversão de 50%. Assim, você percebe que a qualidade do tráfego é mais importante do que a quantidade do mesmo.
Para ficar mais claro, imagine que você tem uma loja de artigos esportivos. Você prefere atrair visitantes que já praticam esportes ou pessoas que gostam de cozinhar? Com toda certeza, a primeira opção, não é? Ao fazer isso você está optando por tráfego qualificado.
Quer entender mais sobre os benefícios das campanhas de email marketing e como é possível comprovar sua eficácia?
Continue a leitura deste artigo.
6 benefícios das campanhas de email marketing
O email marketing é uma estratégia adotada por muitas empresas que desejam se conectar com seu público e qualificar o tráfego. Por meio dela é possível estabelecer um relacionamento mais próximo com os leads e, assim, aumentar as vendas.
Além disso, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o email não morreu com a chegada das redes sociais. Segundo dados do Statista, em 2021, o número de usuários de email foi de 4,14 bilhões no mundo. A projeção para 2025 é de 4,59 bilhões.
Sem dúvidas, esse canal de comunicação funciona como um dos principais no meio digital. É, ainda, uma das maneiras mais rápidas para enviar informações em massa com resultados em tempo real.
Com base nisso, confira os principais benefícios das campanhas de email marketing:
1. Segmentação
Um dos maiores benefícios do email marketing é a segmentação. Com ela, é possível classificar os usuários conforme seus gostos, faixa etária, localização, entre outras possibilidades. Isso facilita o envio de conteúdos personalizados para os leads.
2. Reconhecimento de marca
O email marketing permite desenvolver uma identidade da sua marca ao fornecer uma comunicação direta com os clientes e possíveis clientes. Deste modo, ao entregar conteúdo rico, existirão vantagens sobre os concorrentes.
3. Relacionamento com o cliente
Hoje, os consumidores desejam saber o que acontece com o mercado e também com sua empresa. Uma campanha de email marketing pode ser usada para manter essa proximidade e fortalecer o relacionamento com o cliente.
Use os emails para obter feedbacks dos clientes sobre os serviços que sua empresa vende, verificando a satisfação deles. Além disso, também pode identificar o que eles desejam e, assim, fornecer aquilo que ainda falta no seu negócio.
4. Aumento de vendas
Toda empresa busca aumentar suas vendas, o que é perfeitamente possível com campanhas de email marketing. Desta forma, é possível atrair um visitante do seu site e encaminhá-lo para realizar uma compra. Algumas maneiras de se fazer isso é destacando seus produtos mais vendidos e enviando itens com oferta especial exatamente do produto que o usuário acessou.
Na prática, muitos consumidores compram por impulso quando recebem uma mensagem informando sobre um item relevante que pesquisaram ou que esteja relacionado com suas compras anteriores.
5. Fidelização de clientes
Com campanhas de email marketing, é possível fidelizar mais clientes, uma vez que o email permite a personalização de mensagens, possibilitando que o usuário não se sinta só mais um. Existe a possibilidade de automatizar mensagens parabenizando eles em datas comemorativas e aniversários.
A comunicação personalizada permite a comunicação com o usuário certo na hora certa. Isso porque é possível verificar até mesmo em qual horário os emails enviados apresentam melhor resposta.
6. Métricas de acompanhamento
Por fim, um grande destaque deste recurso se refere às métricas de acompanhamento. Com elas, sua empresa pode identificar a taxa de abertura dos emails, a taxa média de cliques e outros fatores interessantes referentes ao comportamento do usuário.
Vantagens do email marketing para gerar tráfego
Além de todos os benefícios citados do email marketing, vale ressaltar o quanto ele é eficiente para fornecer tráfego qualificado para sua empresa. Isso ocorre, dentre outros motivos, por conta do alto poder de segmentação.
Com ele, a criação de conteúdos diferentes conforme os perfis de públicos, gera mais engajamento com os serviços e produtos que vende. Além disso, sua empresa constrói um relacionamento duradouro com os clientes.
Vale lembrar que nutrir o seu lead é a melhor maneira de conseguir um tráfego qualificado, portanto, sua marca precisa investir em materiais ricos e compartilháveis. Desta forma, é possível fisgar aqueles que ainda não conhecem sua empresa, despertando neles o interesse de saber mais sobre ela.
Como analisar a eficácia das campanhas para gerar tráfego?
É verdade que as campanhas de email marketing são uma das maneiras mais fáceis de começar a medir seus resultados, pois elas entregam métricas que ajudam a identificar o que está dando certo ou não em sua estratégia.
O desempenho positivo ou negativo de suas ações influenciam diretamente em futuras campanhas, visto que é possível se aprimorar com base em análises. Afinal, as métricas servem para realizar testes e aprimorar seu desempenho, como encontrar o melhor dia e horário do disparo do email, o assunto e o conteúdo.
Mas de que maneiras podemos analisar a eficácia de uma campanha de email marketing? Existem algumas métricas fundamentais para isso, veja quais:
- emails entregues;
- taxas de abertura;
- taxas de cliques;
- conversão;
- bounce rate ou taxa de rejeição;
- marcação de spam;
- descadastros.
Sendo assim, sua empresa só poderá garantir que suas campanhas de email marketing estão gerando resultados satisfatórios por meio de uma análise completa das métricas.
Vale lembrar que a Proxy Media verifica todas essas métricas e ainda ajuda a sua marca a elaborar sua campanha de email marketing.
Dito isso, gostaria de atrair tráfego qualificado e, assim, alcançar resultados positivos? Hora de potencializar o seu negócio. Conheça o nosso serviço de Tráfego e Leads da Proxy Media agora mesmo.