Já não é mais novidade que o TikTok é a rede do momento. Ela se destacou com a possibilidade de criar e divulgar vídeos curtos e divertidos, por isso muitos empreendedores buscam maneiras de usar o TikTok no e-commerce.
A grande prova de todo esse sucesso é que outras redes, como o Youtube e até mesmo o Instagram, estão buscando maneiras de se assemelhar ao TikTok, criando o Shorts e o Reels, respectivamente.
Além disso, o número de novos usuários brasileiros na rede não para de crescer, tornando o Brasil o segundo maior mercado de usuários do TikTok, ficando atrás somente da China, onde a rede foi criada.
Conforme dados do Statista, o Brasil possui 4,72 milhões de contas ativas. Em 2021, a rede já apresentava 1 bilhão de usuários, o que representa 14% da população mundial.
Isso quer dizer que se encontram na plataforma mais de 1 bilhão de clientes ou potenciais clientes buscando por conteúdos relevantes. Aliás, mais de 25% dos usuários afirmam que já fizeram uma compra após ver um conteúdo no TikTok.
Os números impressionam. Confira mais sobre este assunto e entenda melhor as estratégias usadas por marcas que se destacam no TikTok e como sua empresa também pode se beneficiar com esta rede.
Acompanhe!
Por que o seu e-commerce tem que estar no TikTok?
Com vídeos e anúncios de 15 a 60 segundos de duração, o conteúdo do TikTok se torna viciante para seus usuários. A maioria dos adeptos desta rede passam 21 horas por semana no aplicativo, conforme reportagem da Isto É Dinheiro.
Portanto, se a sua marca ainda não usa o TikTok no e-commerce para aumentar seu faturamento, chegou o momento de pensar melhor nesta questão.
Veja a seguir alguns motivos para usar essa rede em sua estratégia de marketing e alavancar os resultados da sua empresa:
-
Alcance orgânico
No TikTok, quando se faz uma postagem orgânica, que é aquela sem pagar, ela apresenta um alcance muito grande, bem maior do que todas as outras mídias sociais. Isso porque a rede apresenta um algoritmo diferente das demais.
Uma das principais métricas de relevância para o algoritmo do TikTok se refere à interação dos usuários. Ou seja, ele analisa uma série de fatores como contas seguidas, comentários, vídeos assistidos e, assim, entrega cada vez mais o conteúdo certo para a pessoa certa.
Além disso, a rede apresenta um público crescente. Conforme matéria do Tecnoblog, em 2021, a rede ultrapassou a marca de 3 bilhões de downloads. Isso significa que o TikTok no e-commerce apresenta uma maneira eficiente de conseguir um novo público engajado.
-
Community commerce
O TikTok no e-commerce permite aproveitar todo o potencial do community commerce, prática que se originou na rede. Com ela, fica evidente o poder que os criadores de conteúdo possuem para impulsionar as vendas de uma marca ou produto.
Community commerce nada mais é do que um modelo de comércio online focado nos creators, os criadores de conteúdo. O próprio TikTok, em um estudo realizado em parceria com a WARC e a Publicis Groupe, desenvolveu este conceito a partir da constatação do poder de venda das comunidades digitais.
Basicamente, trata-se da produção de conteúdos divertidos e autênticos que, além de descreverem um produto, o apresentam de uma maneira que viralize e agrade seu público. Isto é, os criadores utilizam técnicas do Marketing de Influência para aumentar a conexão entre o consumidor e a marca.
-
Vídeos Espontâneos
Ao contrário do que a publicidade tradicional exige, o TikTok no e-commerce permite que a empresa divulgue a marca por meio de vídeos espontâneos, sem precisar de uma produção caríssima. Afinal, a maior funcionalidade da rede é exatamente essa: a de produzir vídeos interessantes, com diversos efeitos e com poucos cliques.
Deste modo, este é mais um dos fatores que apresenta o TikTok no e-commerce como uma das melhores opções quando o quesito é custo-benefício.
-
Conteúdos criativos
A rede apresenta uma maneira fácil e prática de divulgar seus produtos ou sua marca usando conteúdos criativos. Hoje, o consumidor se interessa por empresas que entregam valor, seja por meio do humor ou do conhecimento.
Por exemplo, com o TikTok no e-commerce de roupas, é possível criar maneiras divertidas de apresentar looks que conquistem o público, melhorando o relacionamento com o cliente. Além disso, a rede apresenta boas formas de educar seu lead, divulgando os valores e propósitos de seu produto.
3 estratégias de TikTok para e-commerce
O primeiro passo para usar o TikTok no e-commerce é criar uma conta para sua empresa. Para isso, você deve se cadastrar na plataforma da rede específica para empresas. Lá, terá acesso ao sistema de anúncios pagos e poderá criar campanhas de vídeos.
Vale lembrar que nessa rede social é possível atingir consumidores mais jovens, que já estão acostumados a fazer compras pela internet. No entanto, captar a atenção deste novo público exige determinadas estratégias. Então, veja a seguir algumas dicas que ajudarão você a ter sucesso no TikTok:
1. Use hashtags populares
As hashtags do TikTok servem para que o público encontre seus conteúdos mais rapidamente, assim como otimiza os resultados do feed da empresa.
Por meio delas, é possível ampliar o alcance do seu conteúdo, fazendo com que ele chegue a um número maior de usuários. Para isso, use hashtags mais populares que se relacionem com seu nicho. Mas não exagere ao usá-las.
2. Utilize músicas e vídeos virais
O TikTok usa vários pontos de mediação para entender qual conteúdo é o mais relevante para o usuário. Afinal, o objetivo é manter as pessoas conectadas na rede. Desta forma, optar por uma música em alta é uma boa dica para que seu conteúdo seja visto por mais pessoas.
3. Observe a concorrência
Independente da rede, observar a concorrência se trata de um fator importante para qualquer empresa que deseja ter bons resultados. Além do mais, as marcas que já estão presentes a mais tempo na rede sabem quais conteúdos são mais relevantes.
Entretanto, atenção: não se trata de copiar o conteúdo, mas usá-lo como inspiração e, assim, planejar as melhores estratégias para seu negócio.
Desafios do TikTok no e-commerce
Um dos maiores desafios do TikTok no e-commerce diz respeito ao seu público. Isso porque a grande maioria dos usuários da rede possuem menos de 30 anos. Isto é, trata-se de uma nova geração que possui um novo perfil de consumidor.
Essa geração se diverte com vídeos curtos. Ela vai dominar o mercado em pouco tempo, e sua empresa precisa saber como conquistá-la para aumentar os resultados do seu negócio.
Além disso, vale ressaltar que este tipo de consumidor pertence a grupos muito diversificados, por isso querer produzir conteúdos que se relacionem com todos não é a melhor solução. É necessário segmentar as personas que fazem sentido para seu negócio. Esse é o segredo para crescer a marca nesta rede.
Sua marca precisa de ajuda para gerar maiores resultados para sua empresa? Que tal fazer parte de uma rede com mais de 300 parceiros? Conheça nossa solução de Rede de Parcerias e multiplique seus resultados.