Entenda como o SMS Marketing se posiciona dentro da estratégia de Marketing Mobile

O que é SMS Marketing e como funciona esta estratégia?

Mesmo com inúmeros aplicativos de mensagens e de redes sociais com recursos mensageiros embutidos, o SMS até deu uma diminuída na popularidade. Mas ainda está entre nós e com certo grau de relevância. É por isso que existe o SMS Marketing.

Poucas pessoas utilizam o SMS para trocar mensagens. Mas enquanto faz cada vez menos sentido utilizá-lo para convidar a família para um churrasco, este é um dos melhores canais para recebimento de faturas, notas fiscais, bilhetes de viagens, etc. Ou seja, o e-mail é relevante para coisas sérias.

Portanto, o SMS Marketing se apoia nessa percepção para manter a sua relevância. Isso significa que as empresas têm à disposição uma excelente ferramenta para utilizar no Marketing Mobile, que já é outra coisa. 

Acompanhe o artigo para entender melhor! 

 

Quais as vantagens do SMS Marketing?

SMS Marketing é uma estratégia que consiste no envio de mensagens de texto. Os destinatários podem ser clientes ativos, antigos ou apenas leads, a depender do objetivo de cada campanha.

É verdade que SMS Marketing dificilmente se configura como canal principal de uma estratégia. No entanto, ele possui várias vantagens. Confira algumas a seguir.

 

Alcance

“79,3% dos brasileiros com 10 anos ou mais têm aparelhos celulares para uso pessoal”, diz artigo da  Agência Brasil, com dados do IBGE. Como mensagens enviadas via SMS não dependem da internet, o alcance delas é maior.

 

Escalabilidade

Assim como em campanhas de e-mail, as de SMS Marketing podem ter suas mensagens enviadas por um software especializado. Isso permite, inclusive, personalizar as mensagens, chamando o destinatário pelo nome e parabenizando pelo aniversário, por exemplo.

Mas a questão da escalabilidade é que não é necessário fazer tudo manualmente, ou seja, enviar um SMS de cada vez. Isso seria impraticável. No mundo do Marketing, tudo precisa ser automatizável e prático — e é o que acontece com o SMS Marketing.

 

Como fazer Marketing por SMS

Existe um jeito certo de executar uma campanha de envio de mensagens de texto. Do contrário, a efetividade da estratégia vai a zero. Veja as recomendações abaixo.

 

  • Não ser invasivo

Só envie mensagens para destinatários que autorizaram o envio. Este é o comportamento mais importante e inegociável. Caso contrário, vira SPAM. E todo mundo odeia SPAM (e vai odiar sua empresa por tabela).

Além disso, tenha bom senso: nada de enviar SMS fora do horário comercial. Isso também contribui para uma percepção negativa da sua empresa.

Outra questão importante sobre invasividade no SMS Marketing é o limite do humor. Quando um SMS chega, gera uma notificação. Se nas primeiras frases você tentar forçar uma piada ou trocadilho e isso não for bem aceito no público, causará um sentimento de revolta instantaneamente.

 

  • Identificar a empresa como remetente

É muito comum se esquecer deste detalhe. Mas seu lead não tem bola de cristal, então se você enviar um SMS com o texto “Só hoje, desconto de 10% no frete em qualquer compra! Corre!” e um link, a rejeição será praticamente unânime (e a culpa não será do SMS Marketing). Ou seja, o nome da sua loja, campanha, marca ou empresa precisa estar no corpo do texto.

 

  • Ter uma estratégia

Hoje você envia uma mensagem oferecendo, como exemplificado acima, 10% de desconto no frete. Então, sua loja some por 2 ou 3 semanas. Na 4ª, envia um novo SMS ofertando algo.

Isso é, claramente, um comportamento aleatório, sem pertencer a uma estratégia. É ruim porque você não consegue medir a efetividade da campanha no médio e longo prazo, já que não há constância.

Portanto, crie uma estratégia. Saiba o que quer comunicar e o que pretende gerar com isso: cliques, visitas à loja física, envios de mensagem, etc.

 

  • Personalize sua mensagem

Já falamos, acima, brevemente sobre personalização, mas o elemento central deste ponto é possibilitar maior empatia entre sua empresa e os destinatários das mensagens de texto. Chamá-los pelo nome, parabenizá-los pelo aniversário, agradecer uma compra recente…

Tudo isso é possível com o SMS Marketing — e sim, é Marketing porque agrega valor à sua marca. Brand Awareness, sabe?

Enfim, essa personalização também é possível com mensagens de texto, não somente no e-mail marketing.

 

  • Não esconda a opção de sair (opt-out)

Esteja onde querem que sua empresa esteja. Faça o que esperam dela. E não tente mostrar algo que sua marca não é. Resumidamente: não force nada.

Utilize, sim, estratégias de SMS Marketing, mas não esconda a opção do seu lead ou cliente se desinscrever da sua lista. Não pense que dar essa escolha a ele é algo negativo, pois é muito melhor ter uma lista menor com pessoas interessadas no conteúdo do que uma lista inflada com poucos adeptos.

 

O que se entende por Marketing Mobile

Também chamado de Mobile Marketing, trata-se de um termo que abrange todas as estratégias de marketing que utilizam dispositivos móveis como canais de comunicação. É por isso que o SMS Marketing é uma das estratégias do Marketing Mobile.

Então, diversas plataformas (além do SMS) se encaixam nesta categoria, como:

  • e-mail;
  • aplicativo;
  • campanhas de WhatsApp; e
  • QR Codes.

Ao unir todas essas frentes sob um mesmo guarda-chuva, fica fácil pensar na unidade das estratégias/campanhas.

A maior vantagem de ter essa visão unificada porém separada por canal de Marketing é atingir com eficiência um setor muito potencial. O número de compras feitas por dispositivos móveis só cresce (e a Black Friday já está batendo à porta).

Nas comunicações da Proxy Media, já falamos que 90% das mensagens de textos são abertas nos primeiros três minutos. Isso é uma taxa de abertura muito alta e que você pode utilizar em seu favor.

Aproveitando, aqui vai uma dica: Web Push Notifications (que também pertencem ao Marketing Mobile), quando bem trabalhadas, podem agregar — e muito — ao SMS Marketing.

Então, se sua empresa ainda não trabalha esses canais, chegou a hora de mudar isso. Como dissemos, a Black Friday está chegando — estamos a pouco mais de 2 meses dela — e faz todo sentido utilizar um forte canal de vendas neste período.

A Proxy Media está pronta para te ajudar a implementar esta estratégia. Clique aqui para conversar com a gente!

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