Saiba 3 tipos de iscas que funcionam muito bem para geração de leads

Geração de leads: 7 dicas para potencializar seus negócios 

A geração de leads qualificados é um componente vital em todos os tipos de negócios, sejam eles online ou offline. Para se ter ideia, 48% dos consumidores que responderam uma pesquisa da Demand Gen afirmaram que os anúncios de uma marca impactam positivamente na sua percepção da empresa durante a jornada de compra.

Por isso, essa deve ser uma das estratégias de marketing mais importantes de uma empresa.

No entanto, se não sabe como fazer para aumentar efetivamente sua geração de leads, confira aqui algumas dicas que vão ajudar a potencializar seus negócios. 

Confira!

 

7 dicas para gerar leads 

Muitas empresas erram ao produzir conteúdos sem focar na geração de leads. Isso porque pouco adianta ter um conteúdo relevante e de qualidade sem gerar leads que avancem no funil de vendas.

Por isso, após atrair visitantes para o site ou blog da sua empresa, é preciso conhecer essas pessoas, seus interesses, e transformá-las em oportunidades reais para o seu negócio. A seguir, confira algumas dicas! 

 

Defina seu público-alvo

Para proporcionar uma experiência relevante ao cliente, é preciso entender quem está se comunicando. Afinal, para se relacionar de maneira adequada e efetiva, é preciso saber com quem se está falando.

Por isso, o primeiro passo é definir o público-alvo e também a persona do seu negócio. Isto é, uma representação fictícia do seu cliente ideal. Desta forma, sua empresa deverá coletar informações para saber mais sobre as necessidades e pontos fracos dele e como seu produto pode ajudá-lo.

 

Utilize o marketing de conteúdo

É possível encontrar muitos conteúdos ao consultar o Google. Diante disso, muitas empresas chamam atenção de sua persona por meio do marketing de conteúdo.

Nesse contexto, o marketing de conteúdo é fundamental para geração de leads qualificados e está presente em todas as partes da jornada do cliente. Assim, muitos materiais ricos funcionam como isca: as empresas apresentam conteúdo relevante em troca de informações de contato.

Portanto, ofereça informações e inspiração a sua persona. Assim, sua marca educa o consumidor e contribui para que sua empresa se torne uma referência no setor. 

 

Acompanhe as métricas

Para conseguir leads qualificados, acompanhar as metas com atenção é crucial. É por meio delas que a mágica acontece. Elas avaliam seu desempenho e ajudam a sua empresa a tomar a melhor decisão com base em dados.

Inclusive, o marketing de performance precisa atuar em conjunto para otimizar os resultados que se espera. Nesse sentido, existem várias métricas, já que no ambiente digital tudo pode ser mensurado, como:

  • taxa de conversão, que mede a porcentagem de leads que se transformam em clientes;
  • vazamento do funil, responsável por informar onde seus clientes em potencial estão saindo da jornada de compra;
  • pontuação de liderança e comportamento, pois identifica quais leads estão esquentando à medida que entram no funil de compra.

 

Invista na automação de marketing

Na prática, a geração de leads depende de campanhas e fluxo de e-mails baseados nas ações dos usuários. Deste modo, a jornada de compra é facilitada, ajudando os usuários a progredirem no funil de vendas.

Para isso, automatizar algumas ações, como a geração de leads, facilita e otimiza seus resultados. Isso porque implementar uma campanha de e-mail marketing, por exemplo, demanda automatização.

 

Faça a segmentação e personalização

A maneira mais eficiente para aumentar a quantidade de leads qualificados é segmentando e personalizando as ações de marketing. Assim, é possível aplicar determinados critérios que permitem criar listas direcionadas conforme a segmentação.

Desta maneira, seus dados proporcionam a personalização de mensagens e conteúdos que fortalecem o relacionamento com seu consumidor, o que otimiza ainda mais a geração de leads.

 

Produza anúncios para cada etapa do funil

Sua estratégia de geração de leads precisa focar em aumentar a autoridade da marca. Sendo assim, aposte na criação de anúncios com conteúdos de qualidade. Embora a mídia paga demande um investimento, o retorno é rápido e eficiente.

Além disso, criando anúncios específicos para cada etapa do funil, é possível atender clientes em potencial em todas as fases da jornada de compra, aumentando as conversões.

 

Crie formulários, pop-ups e landing pages

Para gerar leads qualificados, é preciso utilizar recursos e ferramentas que captam informações do seu público-alvo, permitindo conhecê-lo mais e criar um melhor relacionamento com ele.

Para isso, crie formulários, pop-ups ou landings pages como uma maneira de atrair mais leads. A seguir, entenda melhor como esses recursos podem te ajudar:

  • formulários são excelentes para gerar leads diretamente nas páginas do site. Em geral, podem ser usados em uma página que já existe, como um post de blog;
  • pop-ups é aquela pequena janela que abre quando se acessa uma página e pode funcionar como formulário, visando recuperar visitantes, ou também como CTA (chamada para ação), promovendo as landings pages;
  • landing page consiste em páginas de captura que possuem uma estrutura simples e objetivo definido capazes de otimizar a geração de leads.

 

3 tipos de iscas que ajudarão na geração de leads 

A isca funciona como um tipo de recompensa, já que ela entrega algo de valor gratuitamente para o usuário. Em troca disso, ele fornece seu e-mail e outras informações para receber o conteúdo. É neste momento que ele se torna lead.

Com isso, sua empresa otimiza a reputação da marca, cria credibilidade com o público e aumenta as chances de transformá-lo em cliente. Por isso, conheça 3 tipos de iscas bastante usadas na geração de leads:

 

Ebooks

Muitas empresas optam pelo ebook para gerar leads, já que se trata de uma das ofertas mais clássicas dessa estratégia. Além disso, ele permite que a sua marca se aprofunde em determinado assunto, contribuindo para a educação do público-alvo.

Por outro lado, exige um trabalho extenso, já que demanda bastante esforço da empresa. No entanto, gera mais valor para o usuário, funciona muito bem e atrai muitas pessoas.

 

Webinars

Por conta da facilidade de produção, os webinars se tornaram uma tendência no mundo digital. Afinal, é necessário um computador e um microfone para gravar e compartilhar os conhecimentos do seu negócio.

Deste modo, a estratégia pode aproximar o seu público da sua marca e apresentar conteúdos com os quais eles podem interagir. Além disso, o conteúdo pode ser feito ao vivo ou gravado. Ambos os formatos geram leads qualificados.

 

Templates

Um template é um modelo pronto para ser usado conforme o contexto. Ele pode ser uma apresentação, uma planilha ou outra coisa que facilite determinada tarefa. Algumas empresas, por exemplo, optam por um calendário de estudo ou planilhas de automação.

Para gerar leads de qualidade, esse material precisa ser autoexplicativo ou possuir uma orientação de como utilizá-lo. Geralmente, as empresas elaboram seus templates para usarem em seus próprios processos internos e, ao compartilhá-los, conseguem atrair potenciais clientes com as mesmas necessidades.

 

Principais vantagens da geração de leads para otimizar resultados nos negócios

São várias as vantagens da geração de leads. Com essa estratégia, é possível avaliar o interesse dos usuários em suas ofertas e identificar como está a conversão. Sendo assim, com um processo efetivo e contínuo, você mantém seu negócio sempre saudável.

Além de vender com mais facilidade, confira os principais benefícios de gerar leads para sua empresa:

  • ter o contato completo de potenciais clientes;
  • aumentar sua autoridade no setor;
  • educar o mercado sobre sua área;
  • melhorar o relacionamento com o cliente;
  • realizar uma comunicação direta e efetiva com potenciais consumidores;
  • nutrir, no tempo certo, os leads até o momento da venda;
  • manter a empresa saudável com muitas oportunidades de negócio;
  • fazer vendas com recorrência e volume.

Sem dúvidas, investir na geração de leads é fundamental para todo negócio que deseja crescer.

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