Para criar um conteúdo que engaje seus usuários e tenha maior alcance, é importante ter pautas que conversem com o que ocorre no dia a dia dos seus seguidores. Fazer uso do calendário sazonal é uma ferramenta muito utilizada pelos setores de marketing e vendas das empresas, pois além de ter uma presença online no que se refere a assuntos como marcos históricos, datas especiais e eventos, também pode ser uma ótima maneira de promover produtos ou serviços utilizando assuntos que já estão em alta.
Neste artigo você saberá mais sobre como o calendário sazonal pode ser uma forma de impulsionar o alcance e o engajamento do conteúdo de sua companhia, além de poder converter mais possíveis clientes em consumidores.
Confira!
Calendário Sazonal em 2023
O calendário sazonal é uma ferramenta importante para a criação do planejamento de marketing de uma companhia, além de sua equipe de vendas. Além da Black Friday e do Natal, as datas comemorativas do ano são importantes aliadas do e-commerce, por exemplo, representando 34% do faturamento nos negócios digitais em 2020 segundo dados da Ebit Nielsen. Isso se dá graças ao crescimento das vendas nessas épocas específicas.
Com um bom conhecimento sobre o seu público, é possível realizar um planejamento de ações assertivas que aproveitem as diversas oportunidades geradas durante o ano e alavanquem as vendas do seu negócio.
É importante avaliar cada uma das datas e entender se é possível explorá-las em conjunto com a equipe de vendas no seu negócio, planejando conteúdos também para as suas redes sociais, e-mails e todas as redes em que a empresa esteja inserida, além de definir promoções e ofertas e muitas outras possíveis ações.
Entre as datas comemorativas importantes está a Black Friday, que gerou um faturamento de R$ 6,1 bilhões para o varejo online, segundo dados da Neotrust, em 2022. Outro destaque é o Dia das Mães, que em 2022 gerou um crescimento de 719% no total de itens vendidos como presentes, segundo dados da SmartHint.
O Dia dos Namorados também é importante, tendo movimentado mais de R$ 6,5 bilhões no varejo em 2022, segundo relatório da All In. Outra data para ficar de olho: segundo dados da Nuvemshop, o faturamento com vendas online no Dia dos Pais em 2022 foi de R$ 163 milhões para pequenas e médias empresas, 21% a mais do que em 2021.
Feriados nacionais de 2023
Confira agora alguns dos diversos eventos de 2023 que podem ser utilizados por sua equipe de marketing, com eventos especiais e feriados nacionais que podem auxiliar no planejamento de comunicações, promoções e estratégias de venda:
– 1º de janeiro (domingo) – Confraternização Universal
– 7 de abril (sábado) – Paixão de Cristo
– 21 de abril (sexta-feira) – Dia de Tiradentes
– 1º de maio (segunda-feira) – Dia do Trabalho
– 7 de setembro (quinta-feira) – Independência do Brasil
– 12 de outubro (quinta-feira) – Dia de Nossa Senhora Aparecida
– 2 de novembro (quinta-feira) – Dia de Finados
– 15 de novembro (quarta-feira) – Dia da Proclamação da República
– 25 de dezembro (segunda-feira) – Natal
Datas comemorativas de 2023 por mês
Janeiro
– 8 de janeiro – Dia do Fotógrafo
– 24 de janeiro – Dia Internacional da Educação
– 30 de janeiro – Dia da Saudade
Fevereiro
– 10 de fevereiro – Dia do Atleta Profissional
– 11 de fevereiro – Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência
– 14 de fevereiro – Valentine’s Day (Dia dos Namorados norte-americano)
– 21 de fevereiro – Carnaval
Março
– 8 de março – Dia Internacional da Mulher
– 14 de março – Dia dos Animais
– 15 de março – Dia do Consumidor
– 20 de março – Dia Internacional da Felicidade
Abril
– 2 de abril – Dia Internacional do Livro Infantil
– 9 de abril – Páscoa
– 25 de abril – Dia da Contabilidade
– 29 de abril – Dia Internacional da Danças
Maio
– 14 de maio – Dia das Mães
– 15 de maio – Dia Internacional das Famílias
– 25 de maio – Dia do Orgulho Nerd
– 28 de maio – Dia Mundial do Hambúrguer
Junho
– 3 de junho – Dia Mundial da Bicicleta
– 9 de junho – Dia do Tenista
– 12 de junho – Dia dos Namorados
– 21 de junho – Dia Internacional do Yoga
– 28 de junho – Dia do Orgulho LGBT
Julho
– 7 de julho – Dia Mundial do Chocolate
– 10 de julho – Dia da Pizza
– 13 de julho – Dia do Rock
– 19 de julho – Dia Nacional do Futebol
– 26 de julho – Dia dos Avós
– 30 de julho – Dia Internacional da Amizade
Agosto
– 5 de agosto – Dia Nacional da Saúde
– 13 de agosto – Dia dos Pais
– 15 de agosto – Dia dos Solteiros
– 18 de agosto – Dia dos Estagiários
– 31 de agosto – Dia do Nutricionista
Setembro
– Primeira semana – Semana do Brasil
– 13 de setembro – Dia da Cachaça
– 13 de setembro – Dia do Programador/Desenvolvedor
– 15 de setembro – Dia do Cliente
– 23 de setembro – Dia do Sorvete
– 27 de setembro – Dia Mundial do Turismo
– 30 de setembro – Dia da Secretária
Outubro
– 1º de outubro – Dia do Vendedor
– 3 de outubro – Dia Mundial do Dentista
– 5 de outubro – Dia dos Empreendedores
– 10 de outubro – Dia Mundial da Saúde Mental
– 12 de outubro – Dia das Crianças
– 15 de outubro – Dia dos Professores
– 31 de outubro – Dia das Bruxas (Halloween)
Novembro
– 24 de novembro – Black Friday –
– 27 de novembro – Cyber Monday
Dezembro
– 21 de dezembro – Dia do Atleta
– 24 de dezembro – Véspera de Natal
– 31 de dezembro – Réveillon
Agora, basta mapear dentro destes e muitos outros exemplos de datas quais fazem sentido para a área de atuação de sua companhia e incluí-las no seu planejamento de campanhas para 2023.
Como utilizar o calendário sazonal nas campanhas?
Para utilizar o calendário sazonal da melhor forma, é necessário realizar um planejamento completo e analisar quais datas podem ser aproveitadas pelo marketing de sua empresa, considerando o perfil de seus clientes.
Afinal, se seu público é essencialmente masculino e tem mais de 30 anos, uma data como o Dia dos Pais, por exemplo, pode gerar ações com ótimos resultados. Quanto mais a companhia tiver informações sobre o comportamento e as necessidades de seus consumidores, mais poderá aproveitar o calendário sazonal.
Praticamente todo dia existe uma comemoração diferente de algum tema ou evento. Porém, é importante analisar quais fazem sentido para o marketing de seu negócio, de acordo com o público-alvo. Muitas podem ter um alto potencial de auxiliar no engajamento e alcance de sua marca. Para uma hamburgueria, por exemplo, o Dia Mundial do Hambúrguer pode ser uma ótima oportunidade de atrair novos clientes, fidelizar os antigos e aumentar as vendas.
Quando estiverem definidas as datas do calendário sazonal a serem utilizadas, é o momento de montar cronograma de ações, definindo quais serão as mídias utilizadas, quais os formatos de materiais produzidos e quais os objetivos das ações, entre diversos outros critérios.
Após a publicação do conteúdo, é hora de analisar tudo o que funcionou e também o que não deu certo. Utilize métricas para mensurar o desempenho de cada ação realizada e poder eliminar os pontos fracos e otimizar os pontos fortes nas próximas datas.
Como se preparar para cada data nas campanhas sazonais?
O consumidor é o principal foco das campanhas sazonais, então é preciso trabalhar para que a comunicação seja eficaz e ofereça uma boa experiência para o cliente final.
A demanda costuma aumentar durante os períodos de campanhas sazonais. Uma forma de atender com qualidade todos os clientes nestes casos, é importante investir na automação de processos como o disparo de mensagens e e-mails, emissão de notas fiscais, controle de estoque e, principalmente, atendimento aos clientes, que pode ser automatizada com chatbots, por exemplo..
Quando bem planejadas, campanhas sazonais podem acontecer durante quase todos os meses e podem ser muito bem aproveitadas pelas empresas, permitindo alavancar as vendas e aumentar o alcance de sua marca.
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