Qualquer período do ano pode ser utilizado para campanhas de conteúdo sazonal.

Como vender mais com conteúdo sazonal

Conteúdo sazonal: você já ouviu falar sobre este conceito? Esta estratégia aproveita as datas comemorativas para vender mais, aumentar o lucro e fidelizar clientes. No entanto, para ser eficiente, não basta simplesmente anunciar seu produto em determinada época do ano.

Ao contrário, para aumentar suas vendas com esta estratégia, é necessária muita organização, estudo e conhecimento sobre a persona para saber quais são as datas que elas gostam e, consequentemente, tendem a fazer compras.

Na prática, isso quer dizer que o conteúdo sazonal não se limita às datas comemorativas, já que também é influenciado por eventos, estações do ano, crises ou qualquer outro tipo de acontecimento que possa afetar o segmento em que sua empresa atua.

Portanto, a grande sacada desta estratégia consiste em aproveitar a sazonalidade como uma oportunidade concreta de vender os produtos ou serviços de sua marca durante o ano todo, por meio do marketing sazonal.

Se você tem dúvidas sobre o tema ou quer saber como fazer para vender mais com esta prática, acompanhe este artigo e entenda como funciona esta estratégia.

 

O que é conteúdo sazonal?

Conteúdo sazonal se trata de materiais de marketing publicados em datas comemorativas. Basicamente, são campanhas interligadas que buscam elevar ao máximo o número de vendas de um período específico — que dependerá da persona.

O Dia das Mães e o Dia da Mulher, por exemplo, se apresentam como ótimas oportunidades de vendas para um negócio de artigos femininos. Do mesmo modo, quem vende chocolates precisa investir em conteúdos sazonais entre março e abril para alavancar suas vendas na Páscoa.

Ao utilizar estratégias de conteúdo sazonal, você estará aproveitando os melhores meses do ano ao mesmo tempo que se prepara para os meses de menor número de vendas. Isto é, com esta estratégia, sua empresa ganha destaque em certos períodos e acaba vendendo mais durante o ano todo.

Por outro lado, caso sua campanha fique aquém do esperado neste período, o mau desempenho também pode se estender pelo ano todo. Por isso, é importante planejar e realizar seu conteúdo sazonal com eficiência.

 

A importância do conteúdo sazonal para vender durante o ano todo

O conteúdo sazonal apresenta grande importância para o comércio. Isso porque se trata do melhor período para quem deseja vender mais e, assim, aumentar seus lucros. No entanto, vale destacar que existem conteúdos sazonais que funcionam sem uma data comemorativa por trás.

É o caso dos meses de janeiro e fevereiro, quando muitas empresas costumam investir em uma campanha de “queima de estoque”. Mas também é possível transformar datas não tão conhecidas em uma campanha sazonal de sucesso.

Quer um exemplo? O Dia Internacional do Moletom ou o Dia Nacional do Adulto. Se você estudou sua persona e percebeu que essas datas são oportunidades, vale o investimento.

Em outras palavras, trabalhar o conteúdo sazonal significa usá-lo como um aliado para se adaptar à realidade de seu negócio e a partir da criação de boas estratégias, vender mais durante o ano todo.

 

5 dicas para vender mais com estratégias de sazonalidade

A partir do entendimento da importância de realizar um trabalho assertivo com o conteúdo sazonal em seu negócio, é preciso elaborar estratégias eficientes de sazonalidade. Confira as dicas abaixo.

 

  • Conheça sua persona

Em primeiro lugar, é preciso entender sua persona. Você já deve estar cansado de escutar sobre o conceito de persona e, sem dúvidas, isso não é à toa. Saber quem é seu cliente e o que ele busca é o primeiro passo para trabalhar estrategicamente seu conteúdo sazonal.

Desta forma, você saberá quais as demandas de consumo e os melhores momentos para iniciar sua campanha de vendas. Inclusive, você consegue uma previsibilidade maior do estoque necessário para determinado produto naquele período.

 

  • Planeje

Pode parecer óbvio, já que planejar é a chave do sucesso. Mas é ainda mais importante se tratando de estratégias sazonais, pois é neste momento que você decide quais as datas em que elas serão executadas.

Com o planejamento, você detalha cada ação que será feita, o levantamento de ideias, a criação de promoções, os critérios, as condições especiais e toda a divulgação da campanha.

Mas, lembre-se de ser bastante criterioso na escolha das datas comemorativas, evitando um desperdício de recursos. Afinal, você precisa direcionar o foco para os momentos certeiros.

 

  • Foque em uma mensagem para cada campanha

Neste passo, muitas empresas erram porque acreditam que basta anunciar algumas condições especiais para comemorar o Dia das Mães ou “copiar e colar” mensagens de datas anteriores, por exemplo, e as vendas aumentarão como mágica.

Assim como qualquer estratégia, você precisa definir a mensagem que sua empresa quer passar. Pense em qual história você quer contar e de que maneira ela se encaixa com a jornada de compras do seu cliente. Busque despertar sentimentos e emoções com suas mensagens.

Isto é, fuja da reprodução das mesmas mensagens em todas as datas. O ideal é criar uma mensagem apropriada e personalizada para cada período. Deste modo, sua campanha possui muito mais chances de ser um sucesso.

 

  • Elabore um cronograma de conteúdo sazonal completo

Outro erro bastante comum de quem busca aumentar suas vendas com conteúdo sazonal é a falta de um cronograma completo e antecipado. Isso porque dificilmente você terá sucesso com suas vendas na Páscoa se iniciar sua campanha em abril, em cima da data.

Em outras palavras, para você atingir seu objetivo, o tempo é um fator determinante nesta estratégia. Portanto, programe com atenção o tempo que cada etapa levará. Assim, todas as ações desenvolvidas acontecerão no momento certo.

 

  • Invista nos recursos necessários e realize parcerias

Quando se trata de recursos necessários, estamos falando tanto de seus recursos internos, como uma coleção nova ou fim de estoque, como de recursos externos — contratação de ferramentas e de plataformas para criação e gerenciamento de landing pages, blogs ou email marketing, por exemplo.

Uma boa dica para esta etapa é buscar fornecedores dispostos a realizar parcerias. Assim, você consegue fortalecer suas campanhas e ainda ganhar um parceiro de negócios.

Por exemplo, a união de comércios infantis é uma ótima forma de aumentar as vendas por meio de parcerias em datas específicas, como o nosso case de sucesso da campanha Black Fralda.

 

Como criar campanhas de conteúdo sazonal

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